A transformação digital chegou ao departamento financeiro das empresas e um dos símbolos desta evolução é o software de reembolso de despesas.
Principalmente pela necessidade de tomar decisões rápidas e estratégicas, a tecnologia ganha cada vez mais importância para os gestores financeiros.
Sem dúvidas, este setor tem o estigma de operar com processos burocráticos a partir de sistemas engessados de gestão.
Porém, a inovação empresarial atinge todos os departamentos corporativos, em diferentes segmentos, e demanda profissionais cada vez mais inseridos na cultura de inovação.
Isto significa que, hoje, com a tecnologia presente no dia a dia das empresas, os profissionais do setor financeiro conseguem eliminar as tarefas burocráticas.
A partir da automação dos processos, os gestores ganham tempo para analisar as finanças – principalmente ao gerar relatórios em tempo real.
Desta forma os líderes conseguem se basear em dados relevantes para tomar melhores decisões para a organização.
Para contribuir com a utilização destes sistemas inteligentes pelos gestores financeiros, criamos este pequeno guia para empresas que usam estes softwares
Software de reembolso de despesas: guia para empresas
A automação do departamento financeiro garante processos mais efetivos, porém trata-se de uma novidade para profissionais mais tradicionais.
Entretanto, os novos modelos de gestão de finanças identificam e facilitam o direcionamento das estratégias adotadas em cada organização.
Para compreender onde os softwares de reembolso atuam efetivamente, separamos os serviços que otimizam a operação e o desempenho corporativo como um todo.
Balanço financeiro
Quando se aproximava a data para o fechamento financeiro de uma companhia, os colaboradores se preparavam para um árduo trabalho manual.
Diante da transformação digital que alimenta a inovação empresarial, estes departamentos conseguem reduzir pela metade o tempo e os esforços destinados a esta tarefa.
Por meio da unificação dos dados corporativos, as plataformas aprimoram seus processos financeiros gradativamente.
Decisões estratégicas
Ter o controle financeiro organizado permite ao gestor planejar futuras ações com base em dados assertivos que se transformam em tendência.
Portanto, para que as análises sejam realmente eficazes e os planejamentos estratégicos tenham assertividade, o sistema deve apresentar informações qualificadas.
Por exemplo, os softwares de reembolso de despesas corporativas funcionam de maneira integrada ao plano financeiro e garantem o alinhamento dos gastos com a cultura de inovação aplicada pela tecnologia.
Automação de processos
O conceito ERP (Enterprise Resource Planning, em português, Planejamento dos Recursos Empresariais) hoje em dia, foi parar nas nuvens. Literalmente.
A partir de sistemas “in cloud” gestores de finanças eliminam interrupções e o preenchimento de planilhas, ainda comuns em empresas conservadoras.
Além disso, a tecnologia dos softwares de reembolso de despesas possibilita atualizar sistemas de maneira automática.
Business Intelligence (BI), criptomoedas, Big Data e Internet das Coisas, todos termos novos para o setor financeiro, mas que fazem parte do dia a dia das empresas mais engajadas deste segmento.
Software de reembolso de despesas como aliado
Quando o setor financeiro de uma organização busca por habilidades e ferramentas que melhorem seus processos, a transformação impacta a cultura empresarial.
Nesse sentido, saem de cena a emissão de notas físicas, assim como outras ações antigas obsoletas diante da inovação que o setor financeiro traz.
Certamente os gestores mais modernos realizam estas tarefas pelo smartphone a partir de um sistema automático, como o Portal RDV.
Ou seja, as análises e avaliações estratégicas ajudam a obter uma visão ampla dos gastos corporativos, seja por setor, colaborador, equipe ou projeto.
Saiba como integrar nossa ferramenta ao seu ERP para acessar dados sobre colaboradores, despesas e tudo de relevante para um melhor desempenho.