Informações, análises e opiniões sobre o mundo das despesas corporativas. Comece ou termine o seu dia informado.

Compartilhe esse conteúdo!

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Dentro da gestão empresarial, a cultura orçamentária tem papel fundamental para a saúde financeira dos negócios.

Este fator determina o desenvolvimento econômico saudável das empresas e contribui também com o planejamento financeiro das organizações.

A responsabilidade pelos gastos e despesas de uma companhia torna-se, cada vez mais, um dos principais desafios da gestão moderna.

Por isso, toda equipe precisa se manter engajada com a cultura orçamentária para garantir os melhores resultados nos negócios.

Para entender como funciona toda parte orçamentária de uma companhia, precisamos compreender primeiro a cultura empresarial.

Como funciona a cultura orçamentária na prática?

Normalmente a cultura de uma gestão corresponde ao perfil e ao comportamento de seus líderes e o mesmo vale para a questão orçamentária.

Logo, cada operação desenvolve suas características próprias assim como as pessoas que dirigem o processo empresarial.

Nesse sentido, os empreendedores e gestores têm no orçamento a base para o desenvolvimento de uma cultura voltada para resultados.

Sem dúvidas a cultura orçamentária depende fundamentalmente do engajamento e comprometimento do time com este departamento.

Engana-se quem pensa que este setor abrange somente questões de controle financeiro de gastos da gestão empresarial.

Além destes quesitos, a cultura de orçamento incide sobre novos investimentos em produtos, canais, entre outras formas de aumentar a rentabilidade dos negócios.

A partir de uma visão realista do cenário econômica da organização e de seu mercado, o gestor pode estabelecer orçamentos de curto, médio e longo prazo. 

A importância da cultura orçamentária para empresas

Com um planejamento embasado no orçamento, as empresas conseguem reduzir gastos e direcionar melhor seus investimentos.

Tomar decisões estratégicas impacta diretamente na longevidade de uma companhia e, por isso, não se pode deixar de considerar o orçamento empresarial.

A partir de análise baseada em dados, a gestão consegue criar metas mais assertivas, assim como indicadores para novos planos de ação.

A gestão orçamentária também permite avaliar se determinado investimento tem viabilidade ou não a partir de projeções de valores, receitas e despesas associadas.

Como implementar a cultura orçamentária?

O quanto antes uma organização adotar a cultura orçamentária, melhor para a saúde financeira da empresa.

Principalmente pela importância do engajamento dos colaboradores de diferentes setores da companhia em prol desta cultura.

Para isto, o primeiro passo consiste em elaborar um orçamento empresarial com objetivos e planos de ação bem definidos junto a todos os envolvidos.

Métricas e indicadores também fazem parte do dia a dia da cultura orçamentária e precisam de estímulos constantes ao uso por parte dos gestores.

Além disso, ao implementar este conceito em sua empresa, a flexibilidade deve nortear os gestores na adaptação da empresa e do mercado em que atua. 

Desta forma os resultados positivos da organização tem relação direta com as práticas de orçamento de cada companhia.

Análise da cultura organizacional

Antes de implementar a cultura orçamentária os gestores podem promover pesquisas com a equipe de colaboradores para entender o engajamento deles com a cultura organizacional.

Desta maneira, a gestão entende quais os pontos mais relevantes e os aspectos que precisam de mais atenção antes de implementar qualquer conceito.

Engajamento de líderes

Outra dica fundamental para que a implementação seja a mais sutil possível inclui a participação dos líderes da empresa.

Ou seja, com o apoio dos principais diretores da companhia, o caminho para uma cultura orçamentária tende a se abrir mais facilmente.

Portanto, o principal catalisador da cultura de orçamento na gestão empresarial encontra-se nos impactos positivos na saúde financeira.

Quer ter mais controle sobre as finanças e especialmente sobre a política de reembolso em sua empresa? Então conheça o Portal RDV!

Compartilhe esse conteúdo!

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Conteúdos recomendados para você

Planilha de Reembolso - Excel

MATERIAL GRATUITO / PLANILHA DE REEMBOLSO

Verbas de representação são importantes, mas ter controle sobre elas também. Use nossa planilha gratuita de reembolso de despesas corporativas criada exclusivamente para pequenas empresas.

Sobre o Portal RDV

O Portal RDV é um sistema de gestão de despesas corporativas multiplataforma que opera tanto na web quanto no mobile pelo nosso APP, automatizando completamente o processo de reembolso em empresas, desde o cadastro da despesa pelo profissional até sua aprovação e validação pelo departamento financeiro.

Informações de contato

Av. Cmte. Videlmo Munhoz, 75. Anhangabaú – Jundiaí/SP, CEP: 13208-050

+55 (11) 9 9686-6753

E-mail: vpratte@portalrdv.com.br

© Portal RDV – Todos os Direitos Reservados