Dia internacional das mulheres: controladoria contábil de salto alto e batom

Compartilhe esse conteúdo!

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Telegram
Twitter
Email

O mundo corporativo celebra o Dia Internacional das Mulheres com uma marca importante sobre a participação delas no mercado de trabalho brasileiro.

De acordo com o índice Reykjavik de 2019, feito pela Kantar, o Brasil atingiu a pontuação 66 (de 100) em relação a percepções de igualdade de gêneros na liderança.

Certamente esta realidade contribui com o reconhecimento sobre as virtudes femininas como sensibilidade, capacidade de lidar com diferentes situações nas empresas.

Consequentemente, o valor dessas qualidades desperta o interesse de empresas em todos os setores, como controladoria contábil e recursos humanos, por exemplo.

Aos poucos as mulheres começam a expandir sua atuação profissional para cargos de liderança e, quanto mais preparadas para enfrentar os desafios, melhor.

Para contribuir com estas profissionais, reunimos as principais características que as mulheres têm que favorecem sua atuação no mercado de contabilidade.

Dia internacional das mulheres: elas e a controladoria contábil

Sem dúvidas as mulheres podem desempenhar o mesmo papel que os homens em qualquer cargo, seja qual for o segmento.

Entretanto, as mulheres levam vantagem sobre o gênero oposto em algumas profissões, por fatores naturais delas que contribuem diretamente com a operação.

Mulheres na controladoria contábil: como chegar mais longe

Existem características genuínas das mulheres que se tornam fundamentais para exercer funções na área de contabilidade, como empatia, sensibilidade e multitarefas.

Vamos conhecer uma a uma para que fique bem claro de que forma o gênero feminino influencia nas operações contábeis.

Empatia

A empatia, trata-se de saber lidar principalmente com diferentes comportamentos de pessoas dentro de um ambiente de trabalho.

Ou seja, elas conseguem melhorar a comunicação entre os membros de uma equipe, principalmente porque elas conseguem ouvir e ajudar no desenvolvimento dos profissionais.

Sensibilidade

Já a sensibilidade das mulheres faz com que percebam rapidamente diferentes cenários dentro do dia a dia dos departamentos de controle contábil.

Em outras palavras, trata-se de priorizar tarefas mais importantes, cumprir prazos de entrega, compreender falhas e manter o bom ambiente de trabalho.

Multitarefas

Talvez esta seja a mais emblemática vantagem que as mulheres têm sobre os homens, dentro ou fora do trabalho;

A habilidade de realizar diversas tarefas ao mesmo tempo caminha junto à qualidade no desempenho das funções.

Diante de um mercado onde os profissionais de liderança precisam de mais produtividade, as mulheres justificam sua presença cada vez maior nesta área.

Consequentemente, uma profissional multitarefas sabe lidar com números, pessoas, notas fiscais, relatórios de despesas, ao mesmo tempo.

Dia Internacional das mulheres e Portal RDV: por mais igualdade nas empresas

Aproveitando a data que celebra o Dia Internacional das Mulheres, pensamos em formas de inspirar gestores a aplicar medidas que possam ajudar as mulheres em suas empresas.

Veja algumas medidas que ajudam a minimizar o preconceito de gênero na sua operação de contabilidade.

  1. Entrevistas: A primeira medida para que sua empresa se torne mais engajada com esta causa começa com a lista de candidatos e candidatas. Procure estabelecer o mesmo número de entrevistas com candidatas e candidatos
  1. Salário: Tenha em mente que os cargos ocupados por mulheres devem seguir a mesma remuneração que seria em caso de um profissional homem. Segundo um estudo do IBGE, entre 2012 e 2018, as mulheres ganharam, em média, 20,5% menos que seus os homens.
  1. Conscientização da equipe: Além de falar sobre o Dia Internacional das Mulheres, precisamos adotar uma cultura organizacional. Tenha o controle contábil do seu negócio

Ao assumir a liderança das empresas, essas profissionais buscam novas ferramentas que otimizem as tarefas básicas do seu dia a dia.

Desta forma, fica mais fácil manter o foco e a concentração em atividades estratégicas, desde que o sistema usado tenha eficiência.

Sistemas como o Portal RDV, por exemplo, conseguem automatizar diferentes etapas do controle de despesas corporativas.

Quer conhecer mais sobre a nossa plataforma? Solicite agora mesmo uma demonstração gratuita

Compartilhe esse conteúdo!