5 dicas para reduzir despesas corporativas na indústria farmacêutica

Compartilhe esse conteúdo!

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Telegram
Twitter
Email

Diante de um cenário de incertezas para todos, a redução de despesas corporativas surge como uma das medidas mais importantes para a saúde financeira dos negócios.

Investir em estratégias que visam a diminuição de gastos se torna a saída mais eficaz para que os gestores tenham o controle do orçamento.

Redução de despesas corporativas

Em empresas do setor farmacêutico a operação inclui visitas a médicos e profissionais da saúde e estes deslocamentos têm peso para o orçamento.

Nesse sentido, cabe ao gestor aplicar ações que incluem o planejamento prévio das visitas, clara política de gastos e ferramentas que tornem os processos mais ágeis.

Por isso, desenvolvemos este artigo com o objetivo de apresentar as principais dicas para a redução de despesas corporativas no setor farmacêutico.

Como reduzir despesas na indústria farmacêutica: 5 dicas

  • Automatizar processos;
  • Planejar as visitas;
  • Implementar uma política de gastos;
  • Criar relatório sobre gastos;
  • Engajamento de colaboradores.

1. Automatizar processos

A primeira dica que temos para os gestores de empresas do setor farmacêutico é buscar automatizar todos os processos possíveis dentro da operação.

As opções de ferramentas disponíveis hoje ajudam com a redução de despesas a partir de aplicativos e softwares que simplificam os processos.

Ou seja, saem de cena o papel e a caneta, e entram os tablets e smartphones capazes de armazenar dados em nuvem e dar acesso remoto aos gestores.

Assim, os colaboradores conseguem mais agilidade em tarefas repetitivas que fazem parte do dia a dia da operação.

Por outro lado, a tecnologia aplicada aos sistemas minimiza os erros humanos diminuindo os gastos tanto de tempo quanto de recursos que pesam no orçamento.

Atualmente, existem sistemas digitais de reembolso de despesas corporativas que registram os gastos de acordo com sua natureza, setor, colaborador, equipe ou projeto.

2. Planejar as visitas

Sem dúvidas as visitas feitas por representantes da indústria farmacêutica aos médicos e estabelecimentos geram um dos principais gastos da operação.

Entretanto, trata-se de uma peça fundamental para o funcionamento da engrenagem corporativa e, por isso, precisa de planejamento.

Para promover a redução de despesas corporativas, as visitas precisam de estratégia que não comprometa o orçamento empresarial.

Possíveis falhas ou imprevistos podem acontecer em qualquer operação e a dica para os gestores deste setor é exercitar a prevenção de gastos e atenção ao desperdício.

3. Implementar uma política de gastos

Talvez uma das mais importantes dicas para os gestores do universo farma. Desenvolver uma política de gastos clara e objetiva ajuda a organização a manter maior controle sobre suas despesas.

Assim, os gestores e líderes precisam estabelecer normas e boas práticas para atingir a redução de despesas corporativas de forma integrada.

A partir de parâmetros dentro da política de gastos, os colaboradores passam a conhecer as regras e evitam gastos excessivos, principalmente com deslocamentos.

4. Criar relatórios sobre gastos

As empresas que registram todos os custos mensais de sua operação conseguem reduzir gastos de maneira mais otimizada.

Manter a organização e o acesso às informações estratégicas ajudam o gestor a entender melhor a origem de todas as despesas corporativas.

Portanto, reunir dados sobre os custos funciona como um identificador dos gastos inerentes a uma empresa do setor farmacêutico.

5. Engajamento de colaboradores

Todos os colaboradores precisam abraçar a causa de redução de despesas corporativas para que a operação tenha sucesso.

Por isso, precisam de orientações constantes sobre os objetivos da companhia em relação ao planejamento financeiro e os custos da operação.

Em outras palavras, os profissionais envolvidos precisam de engajamento com a estratégia de diminuir custos para facilitar o alcance.

Desenvolver melhor a ideia do Portal RDV como solução

Certamente não existe segredo para que as empresas consigam a redução de gastos corporativos, mas sim soluções de controle de gastos. 

Como o Portal RDV, uma plataforma focada em otimizar resultados a partir de assertividade na gestão de relatórios de despesas, por exemplo.

Se você busca tornar os processos na sua empresa muito mais rápidos e eficientes, temos uma solução que cabe no seu celular ou tablet, sem precisar de internet.

Nosso sistema sincroniza os gastos automaticamente a partir de parâmetros como teto de gastos, para evitar excessos.

Convidamos você a conhecer nosso portal e, principalmente, pedir uma demonstração sobre o funcionamento do sistema!

Compartilhe esse conteúdo!