Sem dúvidas um dos desafios enfrentados pelos gestores de empresas de TI é gerir o processo de reembolso de forma eficaz.
Este aspecto influencia diretamente a operação e pode comprometer os negócios principalmente quando os líderes cometem erros que impactam as finanças.
Atualmente, muitos gestores buscam otimizar a operação das empresas e, em alguns casos, o sistema de reembolso segue os moldes mais tradicionais.
Mesmo com recursos tecnológicos cada vez mais avançados, ainda existem empresas que encontram dificuldades para gerir de forma eficiente as despesas corporativas.
Por outro lado, as operações têm cada vez mais demanda sobre o reembolso de despesas e, por isso, cresce a importância de uma gestão bem estruturada.
Maiores erros no processo de reembolso em empresas de TI
Assim, as organizações podem garantir que pequenos erros comprometam a saúde financeira dos negócios em empresas de TI.
Portanto, nesse artigo você vai conhecer os maiores erros que as empresas de TI ainda enfrentam ao gerir o processo de reembolso.
Fique conosco até o final deste conteúdo para conhecer aspectos que podem impactar o gerenciamento de empresas de TI, como:
- Política de gastos indefinida
- Gestão de relatórios de despesas
- Processo de reembolso automatizado
Política de gastos indefinida
A primeira regra de ouro para os gestores de TI inclui definir de forma clara e objetiva como funciona a política de despesas e reembolso da organização.
Quando esta política não tem regras em uma operação, os gestores precisam lidar com diferentes problemas, entre eles as fraudes.
Resumindo, sem um procedimento pré estabelecido, as empresas passam a operar de forma vulnerável em relação ao processo de reembolso.
Por exemplo, ao criar uma política de gastos as empresas definem os deveres e direitos dos colaboradores quanto ao reembolso de gastos.
Portanto, deixe claro as despesas reembolsáveis, assim como os valores e informações necessárias sobre cada gasto.
Gestão de relatórios de despesas
Outro erro muito comum para os líderes de gestão de tecnologia é não elaborar e acompanhar os gastos dos profissionais de perto.
Sem um controle sobre estas despesas a operação se torna exposta aos erros humanos diante de números e encorajam ações fraudulentas, inclusive.
Porém, sabemos que o mais comum em uma gestão de tecnologia não são as fraudes, mas sim os equívocos, que, mesmo sem intenção, prejudicam a empresa financeiramente.
A partir do momento em que a gestão passa a ter um padrão para o uso de relatórios de despesas, o gestor acompanha todas as movimentações feitas diariamente.
Entretanto, tente não utilizar metodologias burocráticas para o preenchimento dos relatórios, como papéis, impressos, etc.
Felizmente, hoje os gestores contam com ferramentas que permitem a automação de todo o processo de reembolso.
Processo de reembolso automatizado
Hoje, gestores que fecham os olhos diante das possibilidades que a tecnologia proporciona para as empresas de TI atiram no próprio pé.
Em outras palavras, abdicar de sistemas criados para facilitar o dia a dia da operação significa um grande erro que pode custar caro para a organização.
A tecnologia funciona como uma aliada de líderes e gestores porque fornece diferentes soluções para o melhor uso e desenvolvimento de processos.
A partir destas plataformas de gestão de reembolso, todos os processos burocráticos passam para o ambiente digital.
Por exemplo, ao permitir o armazenamento de recibos e comprovantes a partir de fotos, os gestores podem acompanhar em tempo real e os colaboradores não correm risco de perdas.
Ferramentas para processo de reembolso
Agora que você conheceu os principais erros que os gestores cometem no processo de reembolsar os colaboradores, precisa conhecer os mecanismos que podem te ajudar.
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