Informações, análises e opiniões sobre o mundo das despesas corporativas. Comece ou termine o seu dia informado.

Compartilhe esse conteúdo!

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Em momentos de crise como a que estamos vivendo em 2020, a gestão de custos em uma empresa torna-se ainda mais importante.

Desde o início do ano, empresas de todos os portes e segmentos fecharam suas portas diante da pandemia para diminuir a propagação do vírus.

Gestão de custos
Gestão de custos

Nesse sentido, a produção das companhias sente o primeiro impacto negativo e o alerta acaba acionado com a diminuição drástica de demanda.

O principal objetivo passa a ser fortalecer o caixa e, para isso, todas as forças devem estar direcionadas em aliviar o orçamento no que for possível.

Em outras palavras, trata-se de fazer a gestão de custos de acordo com o cenário real e as perspectivas futuras sobre o mercado.

Se antes mesmo da pandemia já era importante ter atenção rigorosa à gestão de gastos em uma empresa, agora mais ainda. 

Inegavelmente são tempos de corte de gastos e revisão de alocamentos financeiros e, por isso, torna-se fundamental manter o foco.

Gestão de custos e sua importância

Praticamente todos os departamentos sofrem influência da gestão de gastos quando feita corretamente, diminuindo custos de forma controlada.

Por outro lado, a gestão precisa estar atenta para não comprometer a operação, como a qualidade do atendimento ao cliente, por exemplo.

Cuidado e cautela precisam estar no radar dos gestores para evitar precipitações em relação ao gastos necessários para o negócio.

A partir de agora, conheceremos as melhores dicas sobre a verdadeira importância da gestão de custos em tempos de crise.

Precificação

Uma das medidas que podem contribuir com a gestão de custos de uma empresa sugere a revisão de toda a precificação de produtos e serviços.

Desta forma a gestão pode detectar aqueles que podem ter valores reduzidos, mas sem gerar impacto negativo para a operação.

A dica consiste em uma gestão com capacidade para considerar a cobertura de custos em determinados itens, por exemplo.

Produção interna

Em momentos de crise como o que estamos vivendo, a criatividade torna-se fundamental para a gestão encontrar soluções de redução de gastos.

Uma delas pode ser a produção interna de programas, sistemas, peças, componentes, formatos, ou qualquer outro item que seja terceirizado.

Ou seja, o momento se faz ideal para que a operação evolua para um modelo cada vez mais sustentável de atuação e de redução de custos.

Realocar colaboradores

Talvez a principal ferramenta para a manutenção de empregos em momentos de crise seja: realocar colaboradores em outros departamentos ou funções dentro da operação.

Entretanto, em empresas sem esta possibilidade, as opções incluem redução de banco de horas, conceder férias, suspensão do contrato de trabalho, redução de jornada, entre outras.

Cortes necessários

Esta é a hora certa para cortar de vez ou reduzir aquelas atividades desnecessárias que não geram retorno financeiro e tampouco agregam algum valor para os clientes ou para à marca.

Assine nossa newsletter!

Conteúdos exclusivos para mentes inquietas em busca de inspiração.

Assim, podemos incluir o corte de papéis à diminuição da quantidade de produtos, processos e equipamentos.

Chegou a hora de simplificar as características, eliminar atributos e funcionalidades sem absoluta necessidade.

Gestão de Reembolso Corporativo

A necessidade de buscar a adequação da gestão de custos em momentos de crise também passa pela Gestão de Reembolso Corporativo.

Ter sempre claras todas as informações a respeito deste tipo de gastos, também colabora de forma efetiva para a gestão de custos como um todo. 

Nesse sentido, um sistema de controle de despesas pode ser fundamental. Clique aqui e descubra como funciona um software de controle de despesas e como escolher um!

Compartilhe esse conteúdo!

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Conteúdos recomendados para você

Planilha de Reembolso - Excel

MATERIAL GRATUITO / PLANILHA DE REEMBOLSO

Verbas de representação são importantes, mas ter controle sobre elas também. Use nossa planilha gratuita de reembolso de despesas corporativas criada exclusivamente para pequenas empresas.

Sobre o Portal RDV

O Portal RDV é um sistema de gestão de despesas corporativas multiplataforma que opera tanto na web quanto no mobile pelo nosso APP, automatizando completamente o processo de reembolso em empresas, desde o cadastro da despesa pelo profissional até sua aprovação e validação pelo departamento financeiro.

Informações de contato

Av. Cmte. Videlmo Munhoz, 75. Anhangabaú – Jundiaí/SP, CEP: 13208-050

+55 (11) 9 9686-6753

E-mail: vpratte@portalrdv.com.br

© Portal RDV – Todos os Direitos Reservados